Existem 3 situações de poluição da água, cada uma delas característica do estágio de desenvolvimento social e industrial:
- 10 estágio: poluição patogênica, neste estágio, as exigência quanto à qualidade da água são relativamente pequenas, tornando-se comum a enfermidade causada pela água. O uso de estação de tratamento de água e sistemas de adução pode prevenir os problemas sanitários neste estágio;
- 20 estágio: poluição total. Os corpos receptores tornam-se realmente afetados pela carga poluidora que recebem (expressa como sólidos em suspensão e consumo de O2). Este estágio normalmente ocorre durante o desenvolvimento industrial e o crescimento das áreas urbanas. Os prejuízos causados ao corpo receptor e, em conseqüência, à população podem ser reduzidos com a implantação de sistemas eficientes de tratamento de água e de esgoto.
- 30 estágio: poluição química. Este estágio é o da poluição insidiosa, causada pelo contínuo uso da água. O consumo de água aumenta em função do aumento da população e da produção industrial. Cada dia é maior a quantidade de água retirada dos rios e maior e mais diversa a poluição neles descarregada.
Principais processos poluidores da água:
- Contaminação: introdução na água de substâncias nocivas à saúde e espécie da vida aquática (exemplo: patogênicos e metais pesados);
- Assoreamento: acúmulo de substâncias minerais (areia e argila) ou orgânica (lodo) em um corpo d’água, o que provoca a redução de sua profundidade e de seu volume útil;
- Eutrofização: fertilização excessiva da água por recebimento de nutrientes (N e P) causando o crescimento descontrolado de algas e plantas aquáticas;
- Acidificação: abaixamento do pH, como decorrência da chuva ácida, que contribui para a degradação da vegetação e da vida aquática.
Assoreamento de um corpo de água.
Dejetos lançados em um corpo de água.
Com relação a agentes poluidores de origem industrial, o problema mais importante parece estar centralizado nos seguintes aspectos:
- providenciar um controle ambiental seguro, sem prejuízo dos investimentos econômicos;
- obtenção de informações técnicas referente aos melhores meios de que se dispõe para controlar a poluição;
- obtenção e emprego de técnicas de combate à poluição ambiental e de pessoal especializado na aplicação das mesmas;
- selecionar e adaptar as soluções de controle importadas ao conjunto de técnicas desenvolvidas no país.
Com tudo, precisamos analisar e repensar os nossos atos, pois estamos destruindo a um bem necessário para a nossa sobrevivência, pois a água é essencial para a manutenção da vida.