Bem vindo

Bem vindo ao blog, Kitakawa Soluções Ambientais a sua Dedetizadora, cel. 11 82274523



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Medidas preventivas contra formigas

IMPORTÂNCIA PARA O HOMEM E PARA A SAÚDE
As formigas que ocorrem em residências usam geralmente em sua alimentação o alimento desperdiçado pelos seres humanos (açúcares, bolos, bolachas, cereais, frutas, etc), que caem no chão. Além disso, outros insetos, vivos ou mortos, podem complementar a dieta.
As formigas cortadeiras impõem sérios danos à agricultura, apresentando um controle difícil e oneroso. Elas se caracterizam por cortarem as plantas e transportarem os pedaços para o interior do ninho, onde serão utilizados como substrato para o cultivo do fungo, do qual todos os membros da colônia se alimentam. 
As formigas urbanas ou andarilhas vivem em íntima associação com o ser humano. Estas causam sérios problemas em estabelecimentos comerciais e de pesquisa, residências, e principalmente em hospitais, onde funcionam como vetores mecânicos de microorganismos patogênicos.
Além disso, algumas formigas podem se defender através de um aparelho inoculador de veneno, podendo provocar reações alérgicas cuja gravidade depende da sensibilidade do indivíduo, do local e do número de ferroadas.

MEDIDAS PREVENTIVAS
As metodologias convencionais de controle, através de inseticidas (aerossóis e pós secos), têm fornecido resultados pouco satisfatórios (aquisição de resistência pelo inseto, migração da colônia, e fragmentação de colônias, ocasionando em médio prazo no aumento do número de ninhos), onerosos, e extremamente nocivos tanto para a saúde humana como para o meio ambiente. Desta forma, serão tratados neste trabalho os procedimentos de controle sem substâncias químicas. 
Manter os locais sempre livre de alimentos, especialmente os doces.
Vedar muito bem potes de doces.
Armazenar o açúcar em potes hermeticamente fechados.
Na presença de formigas, seguir a trilha e tampar o orifício por onde elas entram e saem com massa, principalmente na junção de azulejos, batentes e frestas.
Quando houver formigueiros na terra, proteger os pés e as pernas, e jogar água fervendo, cavar o formigueiro até encontrar os ovos que, são bolinhas brancas. E por fim jogar água fervendo com sabão.
Atualmente no mercado mundial, podem ser achadas duas novas formas de combate a estas formigas: iscas atrativas, e os reguladores de crescimento e esterilizantes de rainhas. As iscas atrativas, apesar de interessantes pela sua ação específica e localizada, apresentam muitos problemas, tais como: ingredientes ativos inadequados, baixa atratividade, repelência (no caso, o porta-iscas), e a ação de contato (dificulta a distribuição para toda a colônia). Enquanto isso, os reguladores de crescimento e esterilizantes de rainhas, agem respectivamente, sobre o desenvolvimento larval e na postura da rainha, acarretando na interrupção da formação de novas gerações. Ainda, não apresentam nenhum efeito sobre os vertebrados e são degradadas rapidamente quando expostas ao ambiente. O inconveniente da utilização destes compostos é o tempo que leva para a eliminação da colônia, de 15 a 20 semanas.