Bem vindo

Bem vindo ao blog, Kitakawa Soluções Ambientais a sua Dedetizadora, cel. 11 82274523



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Formigas

HÁBITOS
As formigas surgiram há cerca de 100 milhões de anos, quando a América do Sul e a África ainda estavam unidas. Os fósseis mais antigos foram descobertos em depósitos sedimentares da Formação Santana, que fica na fronteira entre o Ceará e Pernambuco.
As formigas são insetos terrestres, encontradas desde o Equador até latitudes de 50 graus, e do nível do mar a altitudes de cerca de 3 mil metros. Elas vivem exclusivamente em colônias. A vida em sociedade possibilita o cuidado cooperativo à prole e a divisão de trabalho reprodutivo, com fêmeas férteis (rainhas) e estéreis (operárias).

O Brasil apresenta cerca de 2.000 espécies de formigas descritas, sendo que destas apenas 20 a 30 são consideradas pragas urbanas, devido ao fato de invadirem alimentos armazenados, plantas e outros materiais domésticos. A maioria das formigas alimenta-se de seiva de plantas, néctar de flores, substâncias açucaradas, líquidos adocicados que são excretadas por certos insetos, algumas são carnívoras e se alimentam de animais mortos ou vivos e outras de fungos cultivados a partir de folhas de vegetais.

Os ninhos das formigas, de uma maneira geral, consistem de um sistema de passagens ou cavidades que se comunicam umas com as outras e com o exterior. Algumas espécies constroem seus ninhos no solo e plantas, outras no interior de edificações (sob azulejos, batentes de portas, pisos, vãos e frestas, etc.), ou ainda ocupam cavidades na madeira ou troncos de árvores. As colônias variam em tamanho e podem ser formadas desde algumas dezenas até por muitos milhares de indivíduos.


Formigas Urbanas
Estas são chamadas de formigas andarilhas (tramp species), que vivem em íntima associação com o ser humano, causando sérios problemas em estabelecimentos comerciais e de pesquisa, residências, e principalmente em hospitais, onde funcionam como vetores mecânicos de microorganismos patogênicos. Estas formigas possuem características que facilitam a sua dispersão e infestação, sendo elas: poliginia, reprodução por fragmentação (a cópula acontece no interior do ninho, e a colônia se divide, no qual as operárias juntamente com as rainhas fundam novos ninhos), migração (a menor perturbação - calor, iluminação, movimento e uso de inseticidas - leva as operárias a recolher os ovos, imaturos e a rainha para outros locais), unicolonialidade (ausência de comportamento agressivo entre indivíduos de ninhos diferentes da mesma espécie), agressividade interespecífica (agressividade contra outras espécies de formigas), e tamanho reduzido.

CICLO DE VIDA
Cada colônia é constituída por três formas distintas: a rainha, o macho e a operária. As rainhas são maiores que os demais indivíduos da colônia e são aladas, e em algumas espécies, podem viver vários anos. Os machos também são alados e consideravelmente menores do que as rainhas. Tem vida curta e morrem após o acasalamento. As operárias são fêmeas estéreis, não possuem asas e constituem a grande maioria de indivíduos da colônia.

Machos e rainhas são produzidos na colônia em grande número, geralmente na primavera, quando saem dos ninhos e realizam o vôo nupcial. Logo após o acasalamento o macho morre e a rainha inicia uma nova colônia ou retorna a uma já estabelecida. Ela elimina suas asas após o vôo, encontra um local para construir o ninho e colocar os ovos. Esta primeira cria é alimentada pela rainha e é formada exclusivamente por operárias. Depois que as operárias surgem, passam a realizar todo o trabalho da colônia: construção e defesa do ninho, cuidado com a prole, coleta de alimentos, entre outros. A partir daí, a função da rainha passa a ser unicamente a postura de ovos.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Educação Ambiental

Educação ambiental é o processo de aprendizagem, a comunicação de questões relacionadas à interação do homem com seu ambiente natural. É o instrumento de formação de uma consciência pelo conhecimento e reflexão sobre a realidade ambiental. E busca desenvolver a consciência ambiental para o desenvolvimento de atitudes e condutas que favoreçam o exercício da cidadania, à preservação do ambiente e à promoção da saúde e do bem estar.
O componente, Educação Ambiental, é fundamental nos projetos de saneamento, pois permite à população o conhecimento dos benefícios trazidos por este, além de conscientizar sobre a importância da mudança de comportamento, visando à preservação do meio ambiente e qualidade de vida.
Deverão ser implementados programas de ações com ampla participação pública, pela veiculação de campanhas educativas e de mobilização comunitária, capacitação de agentes multiplicadores, promoção e articulação entre os setores públicos, privados e comunitários.
Utilizar o método de ação participativa que capacita as pessoas e os grupos a analisar criticamente uma situação, a identificar e priorizar problemas, a indicar e a se organizarem para promover as soluções.
      Devemos fazer a nossa parte para podermos viver em um mundo melhor.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Poluição do solo

A poluição do solo é a alteração prejudicial de suas características naturais, com eventuais mudanças na estrutura física, resultado de fenômenos naturais como terremotos, vendavais e inundações, ou de atividade humana como disposição de resíduos sólidos e líquidos, urbanização e ocupação do solo, atividade agropecuária e extrativismo e acidentes no transporte de cargas.
O principal dano decorrente da utilização do solo é a erosão, que ocorre na natureza causada pela ação das águas e do vento, com conseqüente remoção das partículas do solo tendo como efeitos:

-alteração no relevo;
-riscos às obras civis;
-remoção da camada superficial e fértil do solo;
-assoreamento dos rios; e
-inundações e alterações dos cursos d’água.



A ação do homem, também, pode causar processos erosivos ainda mais perigosos por atividades, tais como: desmatamento, agricultura, mineração e terraplanagem.
O desenvolvimento da agricultura tem contribuído para a poluição do solo e das águas. Fertilizantes sintéticos e agrotóxicos usados em quantidade abusivas nas lavouras poluem o solo e as águas dos rios, onde intoxicam imediatamente diversos seres vivos dos ecossistemas. A contaminação de um lençol freático por agrotóxico coloca em risco a vida de população que se beneficia dessa água subterrânea.
As técnicas de controle da poluição mais utilizada são:
- seleção dos locais e das técnicas mais apropriadas para o desenvolvimento das atividades humanas, considerando o uso e o tipo de solo na região, o relevo, a vegetação, a possibilidade de ocorrência de inundações e as características do subsolo;
- execução de sistema de prevenção da contaminação das águas subterrâneas;
- implantação de sistema de prevenção e erosão, tais como: alteração de declividade, operação em curvas de nível, execução de dispositivos de drenagem e manutenção da cobertura vegetal;
- minimização de resíduos industrial, pela redução da geração na fonte, segregação, reciclagem e alteração dos processos produtivos;
- minimização de sistemas de disposição final de resíduos urbanos, pela coleta seletiva, reciclagem e tratamento;
- execução de sistemas de disposição final de resíduos, considerando critérios de proteção do solo.
As técnicas de controle da poluição mais utilizada são:
- seleção dos locais e das técnicas mais apropriadas para o desenvolvimento das atividades humanas, considerando o uso e o tipo de solo na região, o relevo, a vegetação, a possibilidade de ocorrência de inundações e as características do subsolo;
- execução de sistema de prevenção da contaminação das águas subterrâneas;
- implantação de sistema de prevenção e erosão, tais como: alteração de declividade, operação em curvas de nível, execução de dispositivos de drenagem e manutenção da cobertura vegetal;
- minimização de resíduos industrial, pela redução da geração na fonte, segregação, reciclagem e alteração dos processos produtivos;
- minimização de sistemas de disposição final de resíduos urbanos, pela coleta seletiva, reciclagem e tratamento;
- execução de sistemas de disposição final de resíduos, considerando critérios de proteção do solo.
Vamos fazer a nossa parte, para que situações como a da ilustração a seguir não ocorra mais.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Poluição do ar

A poluição do ar é definida como sendo a alteração da qualidade do ar, resultante da atividade direta ou indireta do homem.
As causas da poluição atmosférica podem ser classificadas como:
- de origem natural (vulcões, queimadas, etc.);

- resultante de atividade humana; e
- em conseqüência dos fenômenos de combustão.
No estudo dos problemas da poluição do ar são consideradas 4 etapas: a produção, a emissão, o transporte e a recepção de poluentes. Em cada etapa, para a redução dos riscos de poluição, são aplicadas, entre outras, as técnicas mostradas a seguir:
- Planejamento territorial e zoneamento: consiste em estabelecer critérios para a implantação de atividade industrial em área determinada; limitar o número de fontes em função dos padrões de emissão e qualidade do ar; e implantar áreas de proteção sanitária (cinturão verde).
- Eliminação e minimização de poluentes: usar matérias-primas e combustíveis de baixo potencial poluidor; alterar processos visando menor emissão de poluentes; adequar a manutenção e operação de equipamentos dos processos; definir disposições adequadas (lay out) e manter os edifícios industriais.
- Concentração dos poluentes na fonte para tratamento antes do lançamento: usar sistemas de exaustão local como meio para juntar os poluentes que, após, tratados, serão lançados na atmosfera.
- Diluição e mascaramento dos poluentes: usar chaminés elevadas e empregar substâncias que possibilitem reduzir a emissão de poluentes indesejáveis.
- Instalação de equipamento de controle de poluentes: instalar equipamento que visem à remoção dos poluentes antes que os mesmos sejam lançados na atmosfera.
            A grande contribuição para a poluição do ar é o próprio homem, portanto, se continuarmos com esse descaso teremos como resultado:


Potanto vamos fazer nossa parte!!