Bem vindo

Bem vindo ao blog, Kitakawa Soluções Ambientais a sua Dedetizadora, cel. 11 82274523



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Poluição do ar

A poluição do ar é definida como sendo a alteração da qualidade do ar, resultante da atividade direta ou indireta do homem.
As causas da poluição atmosférica podem ser classificadas como:
- de origem natural (vulcões, queimadas, etc.);

- resultante de atividade humana; e
- em conseqüência dos fenômenos de combustão.
No estudo dos problemas da poluição do ar são consideradas 4 etapas: a produção, a emissão, o transporte e a recepção de poluentes. Em cada etapa, para a redução dos riscos de poluição, são aplicadas, entre outras, as técnicas mostradas a seguir:
- Planejamento territorial e zoneamento: consiste em estabelecer critérios para a implantação de atividade industrial em área determinada; limitar o número de fontes em função dos padrões de emissão e qualidade do ar; e implantar áreas de proteção sanitária (cinturão verde).
- Eliminação e minimização de poluentes: usar matérias-primas e combustíveis de baixo potencial poluidor; alterar processos visando menor emissão de poluentes; adequar a manutenção e operação de equipamentos dos processos; definir disposições adequadas (lay out) e manter os edifícios industriais.
- Concentração dos poluentes na fonte para tratamento antes do lançamento: usar sistemas de exaustão local como meio para juntar os poluentes que, após, tratados, serão lançados na atmosfera.
- Diluição e mascaramento dos poluentes: usar chaminés elevadas e empregar substâncias que possibilitem reduzir a emissão de poluentes indesejáveis.
- Instalação de equipamento de controle de poluentes: instalar equipamento que visem à remoção dos poluentes antes que os mesmos sejam lançados na atmosfera.
            A grande contribuição para a poluição do ar é o próprio homem, portanto, se continuarmos com esse descaso teremos como resultado:


Potanto vamos fazer nossa parte!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário