O pombo comum, pertence a família Columbidae, cujo nome científico é Columba livia domestica, é uma ave exótica, que se originou da pomba das rochas, de origem européia, e foi introduzida no Brasil no século XVI e são encontradas no mundo todo, com exceção das regiões polares. São aves mansas, que se encontram em grande número nos centros urbanos, onde se adaptaram muito bem, devido a vários fatores, dentre eles a facilidade de encontrar alimento e abrigo. Sua imagem está associada ao símbolo da paz, religião, e amor, o que a torna distante de ser considerada uma praga. No entanto, quando em grande número num determinado local, essas aves podem causar danos à saúde e ao ambiente.
Alimentam-se preferencialmente de grãos e sementes, entretanto, por não serem exigentes, comem também restos de refeição, pão e até lixo. Além disso, a alimentação ativa (fornecida por pessoas) em locais como praça, parques, residências, etc., acarreta em um considerável aumento dessa população. Essas aves abrigam-se e constroem seus ninhos em locais altos como prédios, torres de igreja, forros de casas e beirais de janelas. Forma casais para a vida toda e possuem grande capacidade de vôo.
Os gaviões são os inimigos naturais; porém, como não estão em grande número nas cidades, o resultado dessa interação é insatisfatório como controle.
Problemas que os pombos podem ocasionar quando em grande número num local:
Entupimento de calhas e apodrecimento de forros de madeira; danos a monumentos históricos, antenas de TV e pintura de carros (devido à acidez de suas fezes); contaminação de grãos; e acidentes aéreos ou terrestres.
CICLO DE VIDA
Nos centros urbanos podem viver aproximadamente de 3 à 5 anos, e em condições de vida silvestre 15 anos. A fêmea faz os ninhos com materiais que encontra na redondeza de seu abrigo, e no nosso clima e em boas condições de alimentação, colocam de 1-2 ovos por ninhada e podem ter 5-6 ninhadas ao ano. O tempo de incubação dos ovos é de 17a 19 dias.
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE
Algumas doenças como criptococose, histoplasmose e ornitose são transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes secas de pombos contaminadas por fungos que transmitem essas doenças. Essas doenças comprometem o aparelho respiratório e podem também afetar o sistema nervoso central no caso da criptococose.
A salmonelose pode ser transmitida pela ingestão de alimentos contaminados por fezes de pombos contendo o agente infeccioso, Salmonela sp, que é uma bactéria, que compromete o aparelho digestivo.
Ácaros de pombos, proveniente de penas e ninhos, podem causar dermatites caso entre em contato com a pele do homem.