Bem vindo

Bem vindo ao blog, Kitakawa Soluções Ambientais a sua Dedetizadora, cel. 11 82274523



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Importância e controle das baratas


    
  IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE 

 A Periplaneta americana, bem como a Blatella germanica, originária da Europa, disseminam diversas doenças e parasitoses em suas fezes, e as que são adquiridas quando percorrem esgotos e lixeiras ou outros lugares contaminados. Podendo transmitir doenças como: toxoplasmose, hanseníase, tifo, disenteria, pneumonia e meningite. 


  REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO 

 As baratas são insetos hemimetábolos, ou seja, apresentam metamorfose gradual ou parcial (simples) em três estágios: ovo, ninfa e adulto. A fêmea produz uma cápsula protetora dos ovos (ooteca), em forma de bolsa fechada, a qual contém duas fileiras de ovos justapostas e separadas por uma membrana. O número de ovos depende da espécie, podendo variar de 4 a 50 ovos. A ooteca é colocada, pela maioria das espécies, em um lugar seguro, próximo a uma fonte de alimentos, cerca de dois dias após sua formação. Apenas a Barata alemã (B.germanica) carrega a ooteca até cerca de 24-48 horas antes da eclosão dos ovos. 





  É importante salientar que esse inseto tem uma resistência incrível, pois podem vive até quatro anos, podendo sobreviver uma semana sem água e um mês sem se alimentar. Também não se afogam com facilidade - seu fôlego dura 40 minutos. O cérebro da barata não fica só na cabeça, mas ao longo de seu corpo. Assim, se a barata tiver sua cabeça cortada, ela sobrevive por uma semana e, então, morre de sede. 

  Além disso, a barata está parada. Alguém se aproxima, por trás, para dar-lhe uma chinelada e ela sai correndo na direção oposta - dificilmente se acerta o alvo na primeira tentativa. Isso acontece porque esses insetos possuem pequenas cerdas sensoriais nas costas, que captam o menor sinal de deslocamento de ar. 

  O sistema nervoso da barata traduz os impulsos elétricos que lhe dão a informação precisa da direção do ar. Desse modo, o inseto sabe exatamente para onde escapar de sua ameaça. Outros apetrechos sensoriais da barata são suas antenas: elas captam moléculas de cheiro e também informam a direção do vento. 

  SINAIS INDICATIVOS DA PRESENÇA DE BARATAS 

 Percebe-se que um local está infestado de baratas através de sinais como fezes, ootecas vazias, esqueletos ou cascas de ninfas quando estas se transformam em adultos, e em altas infestações, observa-se baratas durante o dia e há odor característico e desagradável.



CONTROLE 

Verificar os locais onde há acúmulo de lixos recolhendo-os ou fechando-os hermeticamente, devendo manter a casa sempre limpa e o terreno em volta sempre capinado. 

Inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, atrás de armários, gavetas, e todo o tipo de material que adentre ao ambiente e possa estar servindo de transporte ou abrigo às baratas. 

  Limpar o local e todos os pertences nele inclusos, como fornos. Armários, despensas, eletrodomésticos, coifas, sob pias e onde possa acumular gordura e resto de alimentos. 

  Conservar os alimentos longe do alcance das baratas (impedir o acesso ao alimento) 

  Eliminar os esconderijos rebocando frestas e fendas. 

 Revisar as mercadorias que chegam e descartar todas as embalagens de papelão. 

  Eliminar / inspecionar os canais de entrada dos insetos de modo a impedir sua entrada, tais como: conduítes elétricos, canalizações de águas pluviais, vizinhança com áreas muito infestadas de caixas de papelão ou de madeira usadas para o transporte de alimentos. 

  Inspecionar vestiários, examinar as roupas e bugigangas que entram e saem dos armários (inclusive alimentos tais como bolachas, sanduíches, marmitas, etc.) 

  É importante salientar que o inseticida tem ação apenas sobre as baratas adultas, não tendo eficiência contra os ovos. O acúmulo de lixo e a sujeira significam uma infinidade de alimentos para as baratas. Por isso, uma das melhores maneiras de se evitar a convivência com esses insetos é a higiene. Esse cuidado e a desinsetização periódica são suficientes para o ambiente ficar livre de baratas, por algum tempo. 

 Portanto, para que haja o controle eficaz de baratas é necessário: a identificação da espécie, ter conhecimento sobre a biologia e o comportamento das mesmas, avaliar e conhecer as condições locais, programar metodologias seguras e efetivas para o controle e por ultimo avaliar a eficiência do controle. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário