HÁBITOS
As pulgas são pequenos insetos que pertencem a ordem Siphonaptera. São ectoparasitos de aves e mamíferos, principalmente destes últimos. Medem geralmente menos de 5 milímetros de comprimento e suas partes bucais são adaptadas para cortar a pele e sugar o sangue do hospedeiro. Não têm asas, mas possuem pernas extremamente fortes, especialmente o par posterior, que possibilita às pulgas moverem-se rapidamente e pularem distâncias muito maiores que o comprimento de seu corpo. São muito sensíveis as variações de temperatura e umidade.
Algumas espécies apresentam especificidade de espécie- hospedeiro, outras embora apresentando hospedeiros preferenciais, podem sugar sangue de outros animais, daí sua importância na transmissão de doenças. As espécies de maior importância são:
Pulex irritans: é a que mais frequentemente ataca o homem, embora também possa se alimentar de outros hospedeiros;
Xenopsylla cheopis: são hospedeiras do rato doméstico, sendo a principal transmissora da peste bubônica e do tifo murino ao homem;
Ctenocephalides sp: são parasitas preferenciais do cão e do gato;
Tunga penetrans: popularmente conhecida como “bicho-de-pé” e geralmente ocorre em solos arenosos, tendo como principais hospedeiros o porco, o homem, o cão e o gato.
CICLO DE VIDA
A pulga passa por quatro estágios de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. Em condições favoráveis de temperatura, umidade e alimentação e dependendo da espécie, o ciclo vital do ovo à adulto pode se completar de 3 a 4 semanas. O acasalamento geralmente ocorre no animal hospedeiro. Cada pulga, dependendo da espécie, põe em várias posturas seis ou mais ovos, perfazendo um total de 500 a 600 ovos ao longo de toda a sua vida. Os ovos normalmente são depositados no habitat ou no próprio hospedeiro e por não serem pegajosos, podem cair no solo, dentro do ninho ou cama dos animais, nos tapetes e outras áreas preferidas pelos animais ou pelo homem. Os ovos eclodem no período de 2 a 12 dias, dependendo da temperatura e umidade. Em temperatura baixa pode permanecer neste estágio até um ano.
As larvas são pequenas e vermiformes, e são encontradas dentro de uma residência, entre as fendas do taco no assoalho, no rodapé, tapete, carpete, canto da cama, etc.; e fora dela em canis, ninhos de animais, caixas de areia, etc.. Elas se alimentam de quase todo tipo de resíduos orgânicos, especialmente de fezes de pulgas adultas. No fim de um período de 9 a 20 dias tece um casulo de seda com incrustações de grãos de poeira, formando-se a pupa. O período pupal varia de 7 a 14 dias e, em condições desfavoráveis pode durar até um ano antes de o adulto abandonar o casulo. Este fato explica a infestação de pulgas na residência no momento do retorno dos moradores, após ficar vazia durante um tempo. O aumento de umidade, temperatura e a vibração podem ser estímulos para o adulto emergir do casulo. Os adultos estão prontos a se alimenta em 24 horas após a eclosão do casulo. A copula ocorre após o primeiro repasto sanguíneo.
A longevidade do adulto é muito variável, dependendo da espécie, do estado alimentar, temperatura e umidade.