IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE
Algumas doenças como criptococose, histoplasmose e ornitose são transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes secas de pombos contaminadas por fungos que transmitem essas doenças. Essas doenças comprometem o aparelho respiratório e podem também afetar o sistema nervoso central no caso da criptococose.
A salmonelose pode ser transmitida pela ingestão de alimentos contaminados por fezes de pombos contendo o agente infeccioso, Salmonela sp, que é uma bactéria, que compromete o aparelho digestivo.
Ácaros de pombos, proveniente de penas e ninhos, podem causar dermatites caso entre em contato com a pele do homem.
Além disso, diminuem a qualidade de vida da população devido ao barulho que essa ave faz.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Umedecer as fezes antes de removê-las, e utilizar máscaras ou pano úmido na boca e nariz para fazer a limpeza do local.
Proteger os alimentos de possível acesso das aves.
Instalar telas nas aberturas e fios de nylon bem esticados e presos nas pontas por pregos em beirais, o qual servirá como barreira. Estes fios devem estar a uma altura de aproximadamente 10 cm do parapeito.
Remover os ninhos e mudar o ângulo de inclinação da superfície de pouso para 60°, pois os pombos não gostam de pousar em superfícies inclinadas.
Não permitir o reaproveitamento por pombos das sobras de ração de animais domésticos.
Vedar todos os acessos das aves para o forro da casa, principalmente, as bordas entre os telhados e a laje para impedir o acesso dos pombos.
Esclarecer a população que o hábito de fornecer alimentos para os pombos acarreta no desequilíbrio populacional com a proliferação excessiva dessas aves, desencadeando para o meio ambiente e afetando a qualidade de vida das pessoas.
Pode-se, utilizar bonecos de animais como espantalhos próximos aos locais de pouso.
Existem no comércio vários produtos, que são aplicados sobre telhados, beirais, etc. com o objetivo de afastar as aves do local. Sua ação se baseia no desconforto provocado pelo contato das aves com a substância, o que as faz se afastarem do local. Além disso, encontra-se no mercado repelente para borrifar e a base de odores de naftalina e florais.
Repelentes sonoros que utiliza a freqüência de 18.000 à 25.000 Hz, porém tem que ser bem posicionado e é de elevado custo.
Para o controle o conceito mais evoluído no controle de pragas é o Manejo Integrado, cuja filosofia consiste na aplicação concomitantemente de diferentes estratégias de controle. O uso de substâncias químicas pode eliminar os pombos, mas além de ser cara é crime. De acordo com os artigos 29 a 32 da Lei Federal 9.605 de 1998, é proibido usar iscas envenenadas (crime de crueldade com os animais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário