Bem vindo

Bem vindo ao blog, Kitakawa Soluções Ambientais a sua Dedetizadora, cel. 11 82274523



sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Escorpião


BIOLOGIA
Pertencem a Ordem Scorpiones. Existem cerca de 1.500 espécies de escorpiões conhecidas, dentre estas, destacamos duas, as quais são comuns em nossa cidade, o Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião marrom ou preto).

Possuem 8 olhos pouco desenvolvidos, enxergando claro/escuro e movimento; pentes e tricobótrias com a função de quimioreceptores e mecanoreceptores. Possui o sistema imunológico muito bom, o que dificulta o controle biológico.

Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ocultando-se durante o dia em locais sombreados e úmidos (sob troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos, cascas de árvores velhas, construções, frestas de muros, dormentes de estradas de ferro, lajes de túmulos, entre outro), não são animais agressivos, e são incapazes de nadar, podendo ficar submerso por muito tempo.

Existem poucas espécies que se adaptam a vida junto às habitações humanas e, ocasionalmente dirigem-se as residências a procura de abrigo, em velhas construções, principalmente onde há material de construção estocado, podendo também ser encontrados dentro de sapatos e gavetas. Todos os escorpiões são carnívoros, ou seja, capturam e matam animais dos quais se alimentam, como por exemplo, baratas e aranhas de porte médio. E tem como inimigos naturais a coruja, o gavião, o sapo, lagarto, algumas espécie de aranha, galinha, roedores e alguns marsupiais.


CICLO DE VIDA
As fêmeas são vivíparas, ou seja, os filhotes desenvolvem-se dentro da mãe e o nascimento efetua-se por meio de parto, sendo a gestação longa, 2 a 3 meses dependendo da espécie. Uma ninhada pode ter até 20 filhotes os quais ficam nas costas da mãe até a primeira muda. Os filhotes ficam adultos após 5 a 6 mudas de pele, com cerca de um ano de idade. Vivem em média 3 a 4 anos.

O escorpião amarelo só apresenta espécimes fêmeas, os óvulos transformam-se diretamente em embriões que darão origem a novas fêmeas (processo denominado partenogênese), já o escorpião marrom apresenta os dois sexos.

IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE
Algumas espécies de escorpiões podem inocular veneno pelo telso, sendo assim considerado animais peçonhentos. A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e da sensibilidade do acidentado, sendo que a gravidade do acidente deve ser analisada pelo médico, o qual tomara as decisões pertinentes para o tratamento do paciente.

Os acidentes geralmente ocorrem quando se manuseia material de construção ou entulho, em residência, e são mais comuns no período das chuvas, quando o calor aumenta, e estes animais ficam mais ativos.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Controle de carrapato

Em área recreativa, de camping, etc., fazer o manejo da vegetação com limpeza, poda da vegetação e aplicação de acaricidas como chlorpirifos.
No corpo dos animais, aplicar carrapaticida através de banhos, aspersões ou polvilhamento com organofosforado, piretróide ou preparação mista desses produtos e amidinas e proceder com a remoção do mesmo, como mostra a figura a seguir:
O impacto de resíduo acaricidas em produtos animais e no meio ambiente, ao lado da plasticidade genética dos carrapatos que os conduzem à resistência contra os carrapaticidas, tem criado a necessidade premente de desenvolvimento de métodos alternativos de controle. Como por exemplo, o uso de vassoura de fogo em ambientes infestado de carrapato ao invés de utilizar produtos químicos.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Biologia do Carrapato


ORDEM ACARI – SUBORDEM IXODIDES
São acarinos de porte relativamente grandes, ectoparasitos sugadores de sangue de vertebrados. Tem grande resistência ao jejum e podem transmitir vários patógenos.

Possui metabolismo hemimetabolismo com 2 estágios ninfias. E 2 família de interesse médico veterinário:

- Argasidae: possui hábito noturno, sugam sangue várias vezes em sua longa vida, que dura aproximadamente 30 minutos. De 3 a 5 dias após o repasto sanguíneo, as fêmeas fazem a postura de aproximadamente 100 ovos, e cada fêmea pode por aproximadamente 800 ovos ao longo de toda sua vida. Vivem escondidos em chão de casa primitivas, ranchos, abrigo de animais e tetos de residências, no Brasil há 5 espécies descritas.

- Ixodidae: em cada estágio de vida ocorre a sucção de sangue durante alguns dias, antes de uma ecdise ou no inicio da postura de milhares de ovos, após a oviposição, as fêmeas morrem e os machos não sugam sangue, se o faz é em pequena quantidade. No Brasil foram descritas 45 espécies, dentre eles esta o carrapato estrela que ataca os eqüinos, suas larvas são conhecidas como carrapatinhos ou micuins e atacam o homem vorazmente. Na estação de seca as larvas são comuns nas pastagens.

CICLO BIOLÓGICO



As fêmeas após se destacarem dos hospedeiros, procuram um abrigo próximo do solo, onde põem milhares de ovos que são pequenos e de coloração castanha. O desenvolvimento do ovo até o imago, depende muito da temperatura e geralmente as baixas prolongam os períodos dos estágios de desenvolvimento.

As larvas sobem pelas gramíneas, arbustos ou paredes de abrigo onde esperam a passagem dos hospedeiros.

Após sugar sangue do hospedeiro a larva sofre muda e se transforma em ninfa. Que após alguns dias, ingurgita-se de sangue e muda novamente a cutícula transformando-se em adulto (imago). Após mais alguns dias, ingurgita mais sangue, as fêmeas repleta de sangue se desprendem do hospedeiro e no solo inicia a oviposição. Os machos permanecem mais tempo no hospedeiro.


IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE
Os Ixodídeos transmitem protozoários, vírus, riquetsia (febre maculosa), filaria e espiroquetas aos homens e animais.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sustentabilidade

   O que é sustentabilidade?
   O que nós estamos fazendo com o nosso planeta?
   O que devemos fazer para sermos um país sustentável?
   Assistam ao vídeo para obter todas as respostas.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Medidas preventivas contra as pulgas


  IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE 

 As pulgas não causam somente desconforto ao homem e seus animais domésticos, mas também problemas de saúde, tais como, dermatites alérgicas, transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias (peste bubônica, tularemia e salmonelose). Apesar das picadas serem raramente sentidas, a irritação causada pelas secreções salivares pode se agravar em alguns indivíduos. Algumas pessoas sofrem uma reação severa resultante de infecções secundárias ocasionadas pelo ato de coçar a área irritada. Picadas no tornozelo e pernas podem, em algumas pessoas, causar dor que pode durar alguns minutos, horas ou dias, dependendo da sensibilidade do indivíduo. Em algumas pessoas não ocorre qualquer reação. A reação típica da picada é a formação de uma pequena mancha dura, avermelhada com um ponto em seu centro. 

 MEDIDAS PREVENTIVAS 

 As casas devem ser limpas pelo menos uma vez por semana, de preferência com o auxilio de um aspirador de pó, evitando assim o acumulo de poeiras nos tapetes e tacos, a qual pode servir de alimento para as larvas. 

 Se o piso for de taco ou tabua, estes devem ser calafetados, pois as fendas existentes entre eles podem constituir criadouros para as pulgas. 

 Deve-se manter a higiene periódica dos animais domésticos, bem como lavagem freqüente da “cama” do animal (panos, esteiras ou similares). 

 Deve-se observar medidas de limpeza para evitar proliferação de roedores. 

 Usar calçados para impedir a penetração de pulgas “bicho-de-pé”.