Bem vindo

Bem vindo ao blog, Kitakawa Soluções Ambientais a sua Dedetizadora, cel. 11 82274523



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Biologia do Carrapato


ORDEM ACARI – SUBORDEM IXODIDES
São acarinos de porte relativamente grandes, ectoparasitos sugadores de sangue de vertebrados. Tem grande resistência ao jejum e podem transmitir vários patógenos.

Possui metabolismo hemimetabolismo com 2 estágios ninfias. E 2 família de interesse médico veterinário:

- Argasidae: possui hábito noturno, sugam sangue várias vezes em sua longa vida, que dura aproximadamente 30 minutos. De 3 a 5 dias após o repasto sanguíneo, as fêmeas fazem a postura de aproximadamente 100 ovos, e cada fêmea pode por aproximadamente 800 ovos ao longo de toda sua vida. Vivem escondidos em chão de casa primitivas, ranchos, abrigo de animais e tetos de residências, no Brasil há 5 espécies descritas.

- Ixodidae: em cada estágio de vida ocorre a sucção de sangue durante alguns dias, antes de uma ecdise ou no inicio da postura de milhares de ovos, após a oviposição, as fêmeas morrem e os machos não sugam sangue, se o faz é em pequena quantidade. No Brasil foram descritas 45 espécies, dentre eles esta o carrapato estrela que ataca os eqüinos, suas larvas são conhecidas como carrapatinhos ou micuins e atacam o homem vorazmente. Na estação de seca as larvas são comuns nas pastagens.

CICLO BIOLÓGICO



As fêmeas após se destacarem dos hospedeiros, procuram um abrigo próximo do solo, onde põem milhares de ovos que são pequenos e de coloração castanha. O desenvolvimento do ovo até o imago, depende muito da temperatura e geralmente as baixas prolongam os períodos dos estágios de desenvolvimento.

As larvas sobem pelas gramíneas, arbustos ou paredes de abrigo onde esperam a passagem dos hospedeiros.

Após sugar sangue do hospedeiro a larva sofre muda e se transforma em ninfa. Que após alguns dias, ingurgita-se de sangue e muda novamente a cutícula transformando-se em adulto (imago). Após mais alguns dias, ingurgita mais sangue, as fêmeas repleta de sangue se desprendem do hospedeiro e no solo inicia a oviposição. Os machos permanecem mais tempo no hospedeiro.


IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE
Os Ixodídeos transmitem protozoários, vírus, riquetsia (febre maculosa), filaria e espiroquetas aos homens e animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário