IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE
As pulgas não causam somente desconforto ao homem e seus animais domésticos, mas também problemas de saúde, tais como, dermatites alérgicas, transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias (peste bubônica, tularemia e salmonelose). Apesar das picadas serem raramente sentidas, a irritação causada pelas secreções salivares pode se agravar em alguns indivíduos. Algumas pessoas sofrem uma reação severa resultante de infecções secundárias ocasionadas pelo ato de coçar a área irritada. Picadas no tornozelo e pernas podem, em algumas pessoas, causar dor que pode durar alguns minutos, horas ou dias, dependendo da sensibilidade do indivíduo. Em algumas pessoas não ocorre qualquer reação. A reação típica da picada é a formação de uma pequena mancha dura, avermelhada com um ponto em seu centro.
MEDIDAS PREVENTIVAS
As casas devem ser limpas pelo menos uma vez por semana, de preferência com o auxilio de um aspirador de pó, evitando assim o acumulo de poeiras nos tapetes e tacos, a qual pode servir de alimento para as larvas.
Se o piso for de taco ou tabua, estes devem ser calafetados, pois as fendas existentes entre eles podem constituir criadouros para as pulgas.
Deve-se manter a higiene periódica dos animais domésticos, bem como lavagem freqüente da “cama” do animal (panos, esteiras ou similares).
Deve-se observar medidas de limpeza para evitar proliferação de roedores.
Usar calçados para impedir a penetração de pulgas “bicho-de-pé”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário