A postagem anterior citou algumas medidas preventivas contra os roedores, esta postagem irá relatar um pouco sobre a biologia desses animais.
Os ratos pertencem a Ordem Rodentia, que abrange todos os roedores. Das mais de 1.700 espécies distribuídas pelo mundo, cerca de 125 estão classificadas como pragas e 3 são de grande importância para o homem. São elas: Mus musculus (Camundongo), Rattus norvegicus (Ratazana) e Rattus rattus (Rato de telhado). Estas espécies costumam ocorrer isoladamente, porém em algumas situações podemos ter até duas espécies infestando uma determinada área, em busca de água, alimento e abrigo.
Os ratos e camundongos possuem uma capacidade adaptativa que permite a sobrevivência e a proliferação nos mais diversos ambientes, tal qual o homem. São altamente prolíficos, resistentes e possuem uma extrema habilidade corporal que permite transpor obstáculos, caminhar sobre cordas e fios e até mesmo nadar. Alimentam-se de diversos produtos de origem vegetal e animal, diariamente consomem aproximadamente um décimo do seu peso em alimento. Apresentam o olfato e o paladar muito apurado, escolhendo os alimentos de sua preferência. Possuem dois pares de dentes incisivos, que crescem até 3 mm por semana, necessitando roerem objetos resistentes como cabos elétricos, madeira, plásticos e concreto, a fim de desgastar os dentes.
A vida média de um rato é de um ano. À partir do 3° mês de vida já podem procriar, sendo que o tempo de gestação é de 19 à 22 dias e o número de filhotes por cria é de 5 à 12 filhotes, dependendo da espécie e da oferta de alimento e de abrigo.
Os ratos são ainda responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças ao homem. A Organização Mundial da Saúde já catalogou cerca de 200 doenças transmissíveis, destacando-se a leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, nefrite epidêmica, sarnas, micoses, helmintíases entre outras. Os ratos (Rattus norvegicus e Rattus rattus) urinam várias vezes ao dia e em pequenas quantidades, aproximadamente 40 vezes.
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
•Prejuízos em torno de 4 a 8% da produção nacional de raízes, cereais e sementes;
•Prejuízos causados por: ingestão, estragos em rações e farelos;
•Quebra parcial de grãos;
•Roeduras;
•Nos campos: destroem sementes recém-plantadas; atacam os cereais tanto na espigagem como depois de colhidos e armazenados; e devastam culturas de milho, arroz, trigo, milho, cacau e cana-de-açúcar.
•Podem causar sérios acidentes devido aos danos causados em estruturas, maquinários e materiais;
•Podem penetrar em computadores, roer fios elétricos e cabos telefônicos, e com isso podem causar curto circuito e incêndios;
SINAIS INDICATIVOS DA PRESENÇA DE ROEDORES
* Presença de fezes
*Tocas
*Ninhos
*Trilhas de roedores
*Manchas de gordura nos locais onde passa
*Odor característico de urina
*Presença de ratos vivos ou mortos
Nenhum comentário:
Postar um comentário